Aprendizado informal – Direto ao ponto

O aprendizado informal talvez seja umas formas mais essenciais de ensino e umas das mais desapercebidas pelas organizações. Por exemplo, enquanto você lê este artigo, adquire certos conhecimentos . Esse conhecimento não faz parte de um curso formal (não, não posso dar diplomas!), mas ele pode ajudá-lo de maneira prática. Esse fenômeno se repete com relação à toda informação disponível na internet, representando uma abundância de conhecimento informal  confiável, gratuito e de fácil acesso.

O aprendizado informal privilegia a aquisição de pequenas quantidades de conhecimento para a resolução de problemas práticos. Suponha que você queira preparar uma receita de pão de queijo. O que fazer? Um curso de gastronomia? Óbvio que não…. você busca a receita, que nada mais é do que um tutorial passo a passo para a resolução de um problema.

(Não requer diploma)

O aprendizado informal pode ser uma poderosa ferramenta de treinamento e desenvolvimento organizacional. Eu vejo dois bons motivos para isso:

1 – O aprendizado informal é atualizado e custa pouco

A matéria-prima do aprendizado informal é o conhecimento prático dos funcionários, ou seja, de quem detém o domínio sobre o assunto. São saberes refinados pelos anos de prática e atendimento à companhia. É um conhecimento sob medida que passou por diversas provas: o dia-a-dia do trabalho. Por um lado você não encontra isso em nenhuma outra parte, mas por outro lado, ele está próximo e de certa forma o único preço disso é transformá-lo de conhecimento tácito à explícito.

2 – O aprendizado informal requer menos tempo do funcionário

Como comentado anteriormente, o foco do aprendizado informal é a resolução de problemas….. afinal de contas, não é isso o que todos nós queremos? Pequenos pedaços organizados de informação, que vão direto ao ponto, reduzem o tempo em que o funcionário pára o trabalho em busca de conhecimento, reduzindo o custo operacional e deixando-o livre para aplicar o conhecimento com eficácia e criatividade.

Abaixo alisto alguns sites voltados para o aprendizado informal no sentido mais prático: tutoriais passo-a-passo.

http://www.ehow.com/

http://www.tutoriaisphotoshop.net/

http://pt.wikihow.com/

Em um próximo artigo comentarei sobre formas de reter e aplicar o aprendizado informal nas organizações.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s