7 Motivos para usar locução no seu próximo projeto e-learning

Cursos com locução ainda são algo difícil de encontrar no mercado de e-learning no Brasil. Mas porque isso ainda acontece? Alistei sete motivos pelos quais as limitações clássicas como custo e limitação tecnológica já não são mais válidas e outras tantas que vão fazê-lo pensar seriamente em usar locução em seus próximos cursos e-learning.

1. O custo está baixando

Antigamente, um curso com locução dependia de uma super produção técnica e por isso o serviço era caro. Hoje em dia, por meio de softwares específicos, a tarefa de gravar e sincronizar o áudio se tornou mais fácil, reduzindo tempo e custo. Algumas empresas já tem isso como prática. A E-Guru, por exemplo, tem experiência em projetos personalizados com locução.

2. A infraestrutura do público melhorou

Hoje em dia, graças à popularização da Internet de banda larga e aumento do número de PCs com suporte à áudio nos terminais de trabalho, é muito mais fácil implementar cursos com recursos mais pesados, como locução. Qualquer PC que tenha condições de abrir vídeos no YouTube é capaz de rodar cursos igualmente ricos em áudio e vídeo streaming. A não ser que sua empresa trabalhe com PCs 486 e rodem Windows 3.11, o único requisito será obter um fone de ouvido.

3. Concentração

Em cursos com locução o aluno aumenta o grau de concentração, pois utilizando o fone de ouvido ele evita distrações externas e envolve o sentido da visão combinados com a audição e os controles do mouse para interatividades, proporcionando uma experiência mais imersiva.

4. Menor cansaço visual

Todos sabemos que ler na tela do PC é mais cansativo do que parece. Assim, quando o curso tem narração evitamos que o aluno tenha que ler o texto na tela, diminuindo o seu desgaste. Você pode ver um exemplo disso no demo do curso Sexual Harassment da Ah-ha Media.


Clique aqui para abrir o demo do curso

5. Visualmente inteligente

Os cursos com narração não precisam ter o texto locutado na tela e, com isso, ganha-se mais espaço para representar visualmente o que está sendo narrado. Assim, além de evitar o cansaço visual causado pela leitura, há um aproveitamento melhor do layout do curso. O exemplo abaixo demonstra diversos níveis de omo a locução pode gradativamente diminuir a quantidade de texto e deixar a tela livre para o que realmente importa, funcionando como apoio para o conteúdo narrado.


Clique aqui para abrir a demonstração

6. Enriquecimento do aprendizado

Quando utilizamos áudio em um curso online, abre-se uma nova área a ser explorada em benefício do aprendizado. Você pode simular vozes de clientes que em diferentes tons podem sugerir uma ou outra ação a ser tomada. Também é possível simular os sons de ferramentas em funcionamento ou de animais, o que torna o aprendizado mais completo e pode ser um fator decisivo na capacitação do aluno.

7. Pensando além da voz

Além da locução, você pode aplicar músicas e efeitos sonoros e enriquecer a experiência do aluno de uma forma única, aumentando o realismo e envolvendo emocionalmente o aluno. Confira o efeito envolvendo provocado pelos som ambiente na abertura deste curso de primeiros socorros da E-Mersion:

Clique aqui para abrir o curso

É claro que nem sempre será possível ou mesmo necessário incluir locução em seus cursos online. Mas não deixe de levar isso em conta em seu próximo projeto de e-learning. O segredo está em saber quando e como aplicar este recurso. Em um artigo posterior comentarei sobre o que você precisa saber para incluir locução de uma maneira inteligente e efetiva.

Anúncios

4 Comentários on “7 Motivos para usar locução no seu próximo projeto e-learning”

  1. Gustavo Venda disse:

    Olá Eduardo,

    Venho lendo seu blog já faz algum tempo. Sempre encontro assuntos interessantes e novas tendências no ensino a distância. Porém desta vez fiquei surpreso com a informação de que cursos com locuções ainda são coisas raras no mercado brasileiro. Trabalho na empresa Literis Treinamento Online há mais de um ano e todos os projetos que fechei com nossos clientes até hoje possuem o recurso da locução.
    Alerto que esta informação porém não é a mais importante, o importante mesmo é saber utilizar este recurso de aprendizado de forma útil para o usuário.
    Aliás, muitas vezes podemos ser influenciados pelos nossos clientes a utilizar o recurso de áudio apenas por deixar o curso mais atraente ou aparentemente mais rico em tecnologia, mas como disse Cathy Moore em seu blog, “You can put a lipstick on a pig, but it`s still a pig”, ou seja o recurso deve ter valor instrucional e não apenas aumentar custos sem efetividade.

    Abs

    • eduardo80s disse:

      Olá Gustavo,

      É ótimo receber o seu feedback! Achei interessante o fato de você ter trabalhado em todos os projetos utilizando locução. Realmente eu talvez tenha sido categórico demais ao usar o termo “raro”, mas este é um cenário que ainda encontro em muitos clientes em São Paulo. Isso demonstra como o mercado de e-learning no Brasil está se desenvolvendo de maneira descentralizada, o que é ótimo.

      Em um artigo posterior pretendo escrever sobre locução com valor instrucional, e não apenas “put a lipstick on a pig”!

      =D

  2. Flavio Fusuma disse:

    Somente para complementar… hoje trabalho na eMersion e tive a oportunidade de trabalhar com o Eduardo em uma outra empresa no passado. Na maioria dos projetos que trabalhamos não usava áudio como recurso.

    Atualmente, todos os cursos que produzo utilizam áudio. Isso me dá uma liberdade maior para usar os elementos na tela como elementos instrucionais. O texto na tela é usado muitas vezes apenas para reforçar os pontos principais do conteúdo.

    Existe uma situação ainda mais extrema. Um de nossos clientes está presente em uma quantidade absurda de países. Então utilizamos o inglês como base para a locução, evitamos ao máximo os textos em tela, e utilizamos um recurso de Closed Caption, que pode ser facilmente traduzido para qualquer língua desejada.

    Acho que hoje em dia não utilizar áudio em cursos é um pecado grave, visto que as tecnologias existentes no mercado, tanto de gravação como de autoria rápida, permitem que um áudio seja gravado, editado, inserido e sincronizado no curso com tamanha rapidez.

    Abraço.

  3. Olá, este locutor cobra um valor muito bacana pela locução de e-learning. É só acessar o site dele http://www.vilsonlocutor.com e entrar em contato.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s