3 Segredos do e-learning eficaz

O que é um e-learning eficaz? Este assunto pode ser respondido de muitas maneiras, mas uma forma que me ajudou muito como designar instrucional é:

“Para um curso online ser eficaz ele deve produzir mudança real e mensurável de desempenho do aluno.”

Isso pode ser obtido por meio de uma abordagem focada na performance e não apenas em repassar informação. Mas como fazer isso? A seguir considerarei três aspectos que fazem a diferença em qualquer curso e-learning.

1) Objetivos que motivam

Os objetivos do curso são, muitas vezes descritos de maneira burocrática e delegados à uma informação de segunda importância. No entanto, atingir os objetivos propostos deve ser o foco principal do seu curso. Acontece que é impossível manter-se focado em desenvolver um assunto a partir de um objetivo vago ou simplesmente desinteressante. Se para nós é ruim, imagine para o aluno.

Sendo assim, se necessário, reescreva os objetivos do curso para ações concretas que façam diferença no dia-a-dia do aluno. Por exemplo:

Ruim:”Este curso irá abordar os métodos necessários para habilitá-lo a descrever e reconhecer os processos internos para a solicitação e retirada de fotocópias no departamento de expedição“.

Bom: “Este curso vai ensiná-lo a como poupar tempo ao pedir cópias, liberando seu tempo para outras tarefas”.

O exemplo acima mostra como um simples curso sobre procedimentos pode dar ao aluno algo muito mais valioso: Tempo. Acredite: essa mudança de perspectiva valoriza seu curso e realmente é eficaz (os publicitários fazem isso o tempo todo).

2) Ação!

Este item está relacionado aos objetivos e ressalta que o conteúdo do curso esteja baseado em situações reais vividas pelo público. Assim, dê prioridade para demonstrar a prática da atividade e somente o que é essencialmente necessário para alcançar o desafio proposto pelos objetivos do curso. As informações adicionais podem ser incluídas no curso, mas merecem ser colocadas numa categoria à parte, evitando que “quebrem” o ritmo do curso.

Siga estas dicas:

  • Conte histórias para ilustrar e, se possível, que sejam reais.
  • Se há personagens no curso, utilize-os como protagonistas e não como apresentadores.
  • Forneça material de apoio que possa ser usado pelo aluno após a conclusão do curso.

3) Conteúdo adaptável

Alguns pensam que bons cursos requerem interações o tempo todo. Outros acreditam que isto seja uma bobagem, chamando isso de “perfumaria”. É verdade que há espaço para cada tipo de recurso em determinado momento mas, por trás de cada interatividade deveria haver algo mais importante: a interação com o conteúdo. Isto significa fazer o aluno perceber as relações de causa-e-efeito de suas ações e formatar o curso de forma a preencher as lacunas de aprendizado do aluno, ensinando somente onde  há falta de desempenho.

Siga estas dicas:

  • Coloque pontos de decisão no conteúdo e forneça feedback imediato.
  • Não tenha medo de fazer o aluno errar.
  • Não obrigue o aluno a assistir tudo nem bloqueie a navegação do curso.

Combinadas ou não, as técnicas acima são bem práticas e às vezes requerem mais tempo de análise e desenvolvimento de nossos cursos online. Mesmo assim valem a pena, pois promovem aprendizado prático e oportuno, exigindo menos tempo de estudo e maior eficiência na aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Saiba mais:

Não faça o aluno perder tempo com bla-bla-bla – Dicas práticas para melhorar textos de e-learning.
Action Mapping – Metodologia de design instrucional baseada na performance desenvolvida pela Cathy Moore.
7 Tips for better elearning Scenarios – Sete estratégias para desenvolver pontos de decisão no seu curso.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s