ELGG é o LMS do futuro?

O futuro da educação passa pelo aprendizado colaborativo e informal, com o conhecimento compartilhado de maneira horizontal e melhorado por meio de experiência prática. Isso requer uma mudança comportamental de quem ensina e de quem aprende,  mas além disso, é necessário uma ferramenta que dê conta desta nova dinâmica na gestão do conhecimento no futuro.

Hoje em dia, as plataformas de rede social são aplicadas mais comumente para fazer amigos, compartilhar fotos, vídeos e comentários. Mas, aplicadas para o ensino, ferramentas com estas características podem dar suporte para o aprendizado formal e informal em instituições de ensino ou no ambiente organizacional.

Um bom exemplo é o ELGG, uma plataforma gratuita e open source de redes sociais, altamente configurável, que pode ser utilizada para aprendizado colaborativo.

Perfil de usuário no ELGG

Perfil de usuário no ELGG

O ELGG, permite que usuários publiquem, organizem e compartilhem material de aprendizado e de trabalho.Ele oferece as melhores ferramentas de gestão do conhecimento da Web 2.0, como blogging, micro-blogging, social bookmarking, social networking, compartilhamento de arquivos, ferramentas de colaboração e ferramentas de comunicação.

Ele facilmente organiza grupos de trabalho que podem aprender de forma informal e colaborativa. Cada usuário possui seu perfil próprio, como no Orkut ou Myspace. O conteúdo é exibido em caixas personalizadas (widgets) e podem ser ordenadas conforme a necessidade do usuário.

Estabelecer uma rede com outros usuário é um aspecto importante desta ferramenta. Você pode adicioná-los como amigo e formar sua rede social. O sistema de mensagens permite que você entre em contato com outros membros da rede. Confira a seguir, algumas funcionalidades aplicadas ao ensino:

Blog
Qualquer usuário pode manter um blog dentro da rede. Os blogs são altamente configuráveis e, com um pouco de conhecimento de HTML é possível incluir uma grande variedade de mídia, como vídeos do YouTube e apresentações do SlideShare.

Editor de Blog no ELGG

Editor de Blog no ELGG

Bookmarks
Os usuários também podem fazer e compartilhar sua lista de websites, ou bookmarks. Os links podem ser internos ou externos e, ao serem atualizados, os usuários que participam da lista serão notificados via mensagem automática.

Feeds RSS
O ambiente permite que usuários “assinem” as páginas de interesse, para que as atualizações sejam informadas e lidas diretamente em seu perfil. Assim, podem se atualizar com status de um projeto ou a disponibilização de uma aula virtual.

Arquivos
Qualquer usuário pode armazenar arquivos no ambiente, como tabelas, documentos, áudio, vídeos etc. Na prática estes arquivos podem ser visualizados como uma galeria, e podem armazenar manuais, tabelas, apostilas, vídeoaulas etc.

Compartilhamento de arquivos no ELGG

Compartilhamento de arquivos no ELGG

Páginas Web
Os usuários também podem criar páginas Web a partir do ambiente.Elas podem ser estáticas ou em formato Wiki.

MicroBlogging
O serviço parecido com o Twitter, permite o envio de mensagens de até 140 caracteres e comunicar com toda a sua rede de contato determinadas mensagens rápidas, como dúvidas, dicas e links. Na prática, um usuário pode enviar o status de um projeto ou comunicar o horário da próxima video conferência.

Grupos

Página de grupo no ELGG

Página de grupo no ELGG

O recurso de grupo é muito útil para trabalho em equipe e possui funcionalidades como: discussão, arquivos compartilhados, páginas e até calendário de eventos. Na prática, cada grupo pode estar vinculado a um projeto e ser um local aprendizagem e troca de informações sobre ele.

Tags
Sempre que um usuário cria um conteúdo no ambiente, ele insere “tags”, ou palavras-chave que irão categorizar o arquivo e auxiliar na sua localização em futuras buscas. Assim, quando um usuário deseja localizar um termo, todos arquivos, blogs e grupos classificados com a palavra buscada serão alistado no resultado da busca.

Como mencionado, o futuro da educação passa pelo ensino colaborativo e informal, mas isso requer uma mudança comportamental. Muitos podem argumentar que isso nem sempre ocorre com o mesmo ritmo do que a oferta de produtos tecnológicos, mas é bom notar que as ferramentes oferecidas pelas plataformas sociais são as mesmas utilizadas para entretenimento em redes sociais como Orkut e Myspace. No caso do ELGG, elas foram apenas organizadas num ambiente integrado, open-source e gratuito.

E você, acredita que uma rede social como o ELGG possa ser aplicado como alternativa colaborativa ao tradicional LMS?

Anúncios

5 Comentários on “ELGG é o LMS do futuro?”

  1. povochamadometodista disse:

    como faço para criar uma Rede no Elgg?

    • eduardo80s disse:

      Olá,

      Em elgg.org você pode baixar a plataforma e instalá-la gratuitamente em seu servidor. Em elgg.com você tem opção de criar via online, porém o serviço é pago.

      Até mais,

      Eduardo

  2. E. Amaral disse:

    Prezado Eduardo,

    Sou professor e gestor da rede Formando Empreendedores, criada com o objetivo de compartilhar conteúdos para meus alunos e permitir que eles também possam compartilhar com os membros da rede seus próprios conteúdos.

    Estou disposto a migrar esta rede para o Elgg, instalando-a em meu servidor. Me responda uma coisa, a plataforma é segura? Minha preocupação se dá porque pretendo insalá-la junto com meu ambiente de treinamento baseado no Moodle. Você poderia me passar os passos para a instalação da plataforma em meu espaço no servidor ou indicar-me quem poderia ajudar-me nesta tarefa?
    Abraços,

    E. Amaral

    • E.L. disse:

      Olá Enildo,

      A plataforma ELGG já possui alguns anos de existência e, assim, já existem alguns cases disponíveis na Internet. Na página http://www.elgg.org/powering.php você encontra as organizações que utilizam o produto e pode ser um ponto de partida para obter mais informações sobre o sucesso de cada projeto.

      Com relação aos aspectos técnicos e de instalação, sugiro consultar especialista no produto, porém infelizmente não possuo indicações. Vale a pena buscar em fóruns e comunidades de programadores.

      Obrigado pela participação!

  3. Thiago disse:

    Também sou professor, mantenho minhas redes sociais privadas na SuaRede, foi a minha alternativa pro Ning e Elgg.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s