Blogs: aplicações corporativas

A gestão do conhecimento é fundamental para se conseguir alcançar a excelência operacional nos processos internos de qualquer tipo de negocio.

Os blogs já nasceram com muitas características necessárias para uma gestão do conhecimento eficiente, como:

  • possibilidade de buscas por palavras-chave.
  • classificação do assunto por categorias.
  • simplicidade de atualização.

Eles permitem encontrar a informação rapidamente e aumentar a produtividade por meio de uma ferramenta de baixo custo. Abaixo, seguem algumas aplicações práticas desta ferramenta no ambiente organizacional.

Relacionamento e suporte ao cliente

No relacionamento com o cliente o blog pode funcionar como uma importante ferramenta de marketing. Ele não é substituto para a página web tradicional, já usada pela maioria das empresas. No blog, além de consultar o que a empresa tem a dizer, o cliente também conversa com ela. Seu papel é trazer para perto da empresa seus clientes, funcionários ou mercado e dar uma cara mais humana ao relacionamento cliente-funcionário-empresa.

Os blogs possibilitam diálogos mais sinceros e confiáveis, pois são feitos de pessoa-a-pessoa e não de pessoa-a-empresa. Além disso, se antes tratávamos o público por segmentos como homens, mulheres, jovens e idosos, com os blogs passamos a tratá-los por indivíduos. Além disso, ao comentarem no blog, os clientes deixam importantes dicas de seus gostos e necessidades, muitas vezes acompanhados de dados pessoais como nome, cidade, idade, e-mail, entre outros. Estas informações podem apoiar o sistema de CRM na organização, auxiliando no conhecimento do cliente, no histórico de contato destes com a empresa, na escolha de parceiros e na integração dos departamentos da empresa tendo o cliente como elo.

No suporte ao cliente, o blog pode atuar como um portal de informações técnicas sobre os produtos e serviços oferecidos pela companhia, trabalhando em paralelo com sistema de call center e atendimento técnico, aliviando as chamadas deste atendimento de maneira menos custosa, pois o blog possui baixo custo de manutenção e atualização comparado aos sistemas tradicionais de atendimento ao cliente. A idéia na utilização do blog neste sentido não é substituir as ferramentas já existentes de suporte ao cliente, mas efetuar em paralelo ao suporte com informações importantes ou perguntas mais freqüentes.

Gestão de projetos

O blog pode ser uma ferramenta mais útil para a gestão de projetos do que o e-mail, pois centraliza e mantém as informações acessíveis para outras áreas da empresa. Isso é fundamental para projetos que exijam um envolvimento organizacional completo.

Alguns tipos de informação que poderiam ser armazenados em um blog de gestão de projetos são: problemas encontrados, agendamento de reuniões, comunicação de mudanças, orientações da equipe, troca de arquivos ou informações específicas importantes, lições aprendidas, entre outras.

Comunicação interna e relações públicas

Para a comunicação interna, o blog tem uma função parecida com a da intranet corporativa: é um canal de comunicação de assuntos de interesse da companhia e seu corpo de colaboradores. No entanto, a diferença está na facilidade e dinamismo da ferramenta blog nesse tipo de tarefa.


Um representante da alta direção ou mesmo o responsável pelas comunicações internas pode escrever para todos os funcionários, reunir as opiniões de todos os funcionários de forma praticamente instantânea, e ao mesmo tempo, abrir caminho para uma gestão transparente e clara. Se o assunto é gestão de mudanças, integração de colaboradores ou a comunicação de noticias internamente, o blog tornará essa tarefa algo simples e eficaz, os funcionários escreverão e passarão a se sentir mais envolvidos com a empresa e, mais ainda, ficarão alinhados com a estratégia da companhia mais facilmente, devido ao canal aberto e espaço para comentários.

Na era em que vivemos, funcionários e clientes tem voz ativa nas decisões organizacionais, ao mesmo tempo em que o conhecimento passa a ser o ativo mais valioso das companhias. Assim, comparado com outras mídias, o blog destaca-se por ser um canal bi-direcional de comunicação com resposta rápida e baixo custo de implementação e atualização.

Se desejar saber mais sobre aplicações corporativas de blogs, conheça o livro Blog Corporativo, de Fábio Cipriani.

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