Ferramentas de autoria online
Publicado; 09/02/2009 | Autor: Eduardo Leopold | Arquivado em: Ferramentas | Tags: dimdim, e-learning, ensino a distância, Grátis, powerpoint, redução de custos, screentoaster, sliderocket, slideshare, udutu, ultra learn, Web 2.0 |12 ComentáriosAos poucos, os sites estão agregando cada vez mais serviços, podendo ser comparados à programas completos. Muitas dessas ferramentas podem ser aplicadas em e-learning formal e informal. Abaixo, seguem minhas opções favoritas de sites que oferecem autoria de conteúdo colaborativo, eficiente, mensurável e gratuito (total ou em parte):
Udutu
Oferece ambiente online gratuito de desenvolvimento de cursos. A hospedagem no LMS do site é paga, mas você pode baixar o pacote SCORM e rodá-lo no seu próprio portal de aprendizagem.
http://www.udutu.com/
UltraLearn
Portal de ensino e aprendizagem que oferece trial de 30 dias para criação de cursos incrementados com pontos de decisão, quizzes, material de apoio, locução, vídeo e um completo ambiente acompanhamento de alunos.
http://www.ultralearn.com/
DimDim
Possibilita videoconferências, chat, compartilhamento de apresentações e outros documentos num ambiente colaborativo e grautito.
http://www.dimdim.com/
SlideShare
Site de compartilhamento de apresentações de PowerPoint. Oferece a possibilidade de incluir vídeos do YouTube entre os slides.
http://www.slideshare.net/
ScreenToaster
Capturador de telas gratuito. Produza demos, tutoriais e cursos capturando as telas do seu computador, acrescentando locuções e legendas.
http://www.screentoaster.com/
SlideRocket
Neste site, você pode criar apresentações ou cursos utilizando avançados recursos visuais diretamente pelo site. Além disso, você pode gerenciar os acessos de seus alunos e oferecer ambientes colaborativos de discussões.
http://www.sliderocket.com/
Trabalho com e-learning tb e estou fazendo um comparativo com várias ferramentas.
Além das que vc cita acima, tem a brasileira QuickLessons (www.quicklessons.com), que oferece quase todos os recursos das outras, além de uma qualidade visual fantástica e possbilidade de exportar em formatos offline, web e scorm; a Rapid Intake, que é uma das concorrentes do QuickLessons mas que fica um pouco atrás; a Rapitivity.com, dos indianos que inovaram nessa área mas pararam com as novidades há pelo menos um ano – eles oferecem os templates e os jogos, mas vc precisa de um ambiente de criação para adicioná-los; o Articulate, que é uma ferramenta de conversão de powerpoint em curso em flash.
Poderia citar várias outras, pois estou justamente trabalhando numa pesquisa de benchmark.
Meu e-mail é raquel@raqueloliveira.com, caso precisem de ajuda.
Olá Raquel
Obrigado pelo comentário! Todas as ferramentas citadas tem realmente um enorme potencial de uso e muitas vezes são até sub utilizadas por aqueles que adquirem os softwares. Parabéns pelo interesse nelas, pois há muito o que se desenvolver em softwares de autoria no Brasil.
Não citei elas na listagem que eu publiquei pois o objetivo do artigo é divulgar ferramentas de autoria online, ou seja, aquelas que usam a Web como plataforma de desenvolvimento. O MyUduntu, por exemplo, permite criar um curso completo diretamente a partir do site, sem ter que instalar nenhum programa.
Voltando aos softwares e Autoria como Articulate, acredito que elas mereçam não apenas um artigo, mas uma seção própria no blog.
Abs!
Eduardo,
O QuickLessons e o Rapid Intake são totalmente web-based (chamamos de Software as a Service ou simplesmente SaaS), e não é necessário instalar nada na máquina do usuário para usar. Os SaaS são uma mão na roda pela possibilidade de serem acessados de qualquer lugar, a qualquer hora atraés de um login e senha, além de não ocuparem espaço no seu computador.
Estou tentando entrar nesse mundo novo do e-learning. Eu dou cursos presenciais hoje em dia, mas tenho grande demanda de pessoas que querem fazer os cursos mas estão longe de minha cidade. O poucos exemplos de cursos à distância que conheci não me atenderam. Eu procuro uma ferramenta ou serviço que 1) não permita baixar o curso (não quero que o material seja repassado a outros); 2) não permita chat (quero responder perguntas por e-mail, não quero ser interrompido durante o curso); 3) que me dê um certo nível de segurança que somente o usuário pagante terá acesso ao curso; 4) que seja fácil de atualizar (dou curso de tecnologia que evolui muito rapidamente); 5) que me dê uma idéia do aproveitamento dos alunos; e, 6) que, se possível, faça a gestão de inscrições e pagamentos. É claro que pretendo pagar por isso! Se alguém puder me ajudar, eu agradeço.
Desculpe a demora em retornar sua mensagem. Espero que ainda possa
ajudá-lo. Vamos lá:
1) não permita baixar o curso (não quero que o material seja repassado
a outros);
– Os cursos que desenvolvo são disponibilizados online e o único
acesso possível é por meio do canal que você disponibilizar, seja um
portal, seja um link protegido.
2) não permita chat (quero responder perguntas por e-mail, não quero
ser interrompido durante o curso);
– Os treinamentos online geralmente não utilizam chat e isso se
explica por dois motivos: o professor não precisa estar disponível no
momento do aprendizado e o aluno pode escolher quando deseja aprender.
3) que me dê um certo nível de segurança que somente o usuário pagante
terá acesso ao curso;
– Isto é possível, porém depende de onde hospedará o curso.
4) que seja fácil de atualizar (dou curso de tecnologia que evolui
muito rapidamente);
– As empresas no Brasil geralmente cobram muito para desenvolver
cursos difíceis de serem atualizados. Hoje em dia, no exterior e
algumas pessoas aqui no Brasil tem utilizado ferramentas de última
geração que permitem atualizar cursos rapidamente, mantendo a
qualidade.
5) que me dê uma idéia do aproveitamento dos alunos; e,
6) que, se possível, faça a gestão de inscrições e pagamentos.
– Este é o papel do LMS, o sistema de gerenciamento de aprendizado.
Há opções pagas e gratuitas na rede. Se não me engano o próprio Google
tem uma opção online.
Roger, me mande seu email que eu te mando uma lista de ferramentas 100% online com todas as caracteristicas que vc levantou.
Um abraço,
Raquel (raquel@raqueloliveira.com)
[…] Ferramentas de autoria online fevereiro, 2009 6 comentários 5 […]
Pessoal, quem quiser conhecer o TAEX Authorship (ferramenta de autoria para curso on-line), acesse http://www.taex.com.br
Com o TAEX é possível desenvolver cursos e-learning customizados com animação, interação nos formatos SCORM e off-line.
Pessoal,
Uso o quicklesson e estou procurando uma ferramenta compatível com um custo menor. Sondei algumas aqui destacadas mas até agora o quicklesson é imbatível, principalmente por sua qualidade visual e pela usabilidade.
Quem souber de alguma novidade, por favor me avise.
Rafael Lacerda
http://www.raleduc.com.br
Twitter: @raleduc
site bom pra vc d captura de tela pois esse agora esta com falha de link rs
http://www.screenr.com/
flww
Olá;
Alguém tem alguma experiência com o SCORM do Quicklessons no moodle?
Administro uma plataforma moodle e recebo várias reclamações de usuários que reclamam que não conseguem finalizar um curso criado no scorm do QL e já me foi dito que isso ocorre por problema de javascript do QL com os navegadores.
Se alguém tem ou teve problema parecido, peço a gentilelza de compartilhar comigo a solução.
Obrigada.
Olá Claudiane,
Provavelmente deve ser a versão do scorm que está sendo exportada. Para moodles com versão superior a 2.2 você pode exportar scorm 2004, mas para moodles abaixo de 2.2 você deve exportar no scorm 1.2.
Caso a dúvida persista, você pode me mandar um email para:
rafae@raleduc.com.br
Abs,