Atendendo um público-alvo misto sem “nivelar por baixo”

Muitas vezes, os projetos de e-Learning são iniciativas focadas em um público restrito e atendem uma necessidade específica. Nesses casos, é relativamente fácil estabelecer o público-alvo e desenvolver uma estratégia educacional própria para ele.

Mas, e quando isso não acontece? Suponha que uma empresa decida compartilhar as novas normas de segurança predial num único curso online. Neste caso, o público-alvo abrange diretores, secretárias, estagiários, operadores de máquinas, etc.

É normal ouvirmos a expressão “nivelar por baixo”, ou seja, atender o público menos capacitado como se os mais capacitados/especialistas não perdessem nada com isso, o que é um engano.

Como atender (ou melhor, superar!) as expectativas de perfis tão diferentes? A seguir, uma sugestão baseada no modelo 4MAT.

Os quatro tipos de aprendizado

Estudos revelam que as pessoas exercem basicamente quatro tipos diferentes de aprendizagem. Levar isso em conta o ajudará a saber o que esperam do seu curso:

  1. Inovador (aproximadamente 35% das pessoas): quer saber porque devem aprender algo e como isso irá beneficiá-lo.
  2. Pesquisador (aproximadamente 22% das pessoas): quer apenas os fatos em si, e chegar a sua própria conclusão.
  3. Prático (aproximadamente 18% das pessoas): quer saber como as coisas funcionam, e é melhor instruído por meio de exemplos concretos.
  4. Dinâmico (aproximadamente 25% das pessoas): está interessado nas possibilidades oferecidas pelo aprendizado, confia na própria intuição e tem a tendência de ensinar a si mesmo e a outros.

Estes estilos são interdepedentes, ou seja, usuários dos estilos 3 e 4 precisam estar expostos a conteúdos nos formatos 1 e 2 como suporte ao seu estilo.

Pensando em atender estes perfis de maneira satisfatória, seguem algumas palavras-chaves que o seu curso deve responder:

Porque

Por que a informação a ser transmitida é importante ao usuário? Este é um ponto de partida essencial! Além disso, atrai a atenção do aluno, principalmente do perfil de aprendizado “inovador”. O ideal é que desde o início do curso ele saiba os benefícios do aprendizado que ele está adquirindo.

O que

Esta etapa é a parte essencial para os alunos do perfil “pesquisador”: o conteúdo em si e o material de apoio necessário.

Como

Uma vez que o aluno do perfil “prático” saiba porque e o que fazer, ele está preparado para aprender – por alguma atividade prática.

E se…

O aluno do perfil “dinâmico”já absorveu tudo o que foi oferecido a ele até aqui, e neste ponto está pensando o que aconteceria se X fosse modificado ou se Y fosse diferente? Este é o perfil que costuma fazer perguntas durante uma aula, deixar comentários em posts, enviar emails para autores de sites, buscando refinar seu aprendizado. Fornecer a possibilidade de diálogo completa o ciclo de apendizado e permite desdobrar o conteúdo em mídias sociais e fóruns online.

Eu entendo que este sistema, como qualquer sistema, tenha suas falhas, mas funcione melhor e seja mais sustentável do que simplesmente “nivelar o curso por baixo”!

E você, o que acha?

Anúncios

3 Comentários on “Atendendo um público-alvo misto sem “nivelar por baixo””

  1. Marcio Pinheiro disse:

    Como traduzir para o inglês a expressão “Nivelar por baixo”?…

  2. mauriciosantosh disse:

    Entendo que a heterogeneidade seja um elemento intrínseco a todo e qualquer grupo (em uns mais do que em outros), por isso, acredito que o modelo de curso mais adequado seja aquele que contemple a formação de conhecimentos de modo colaborativo, onde, quanto maior for a diversidade de perfis dos usuários, maior será o leque de aspectos abordados e, consequentemente, mais ricos serão os conteúdos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s