Escolha corretamente a abordagem do seu curso online

Extraído de http://www.articulate.com/rapid-elearning/

Montar um curso online pode ser uma tarefa cara e demorada, por isso você deve estar preparado em escolher a abordagem correta e não desperdiçar seus recursos em um conteúdo mais complexo do que o necessário. Ao invés disso, seu objetivo deve ser criar o melhor curso possível dentro dos recursos/ferramentas disponíveis.

A seguir, vamos conhecer algumas técnicas que lhe ajudarão a escolher a abordagem a ser empregada no seu curso.

Identifique o objetivo do seu curso

A maioria dos cursos online busca mudar a performance do aluno. No entanto, geralmente o que acaba sendo produzido se concentra em apenas compartilhar informação com o aluno, ao invés de melhorar seu desempenho. Isso acontece porque o designer instrucional se preocupa apenas em entregar o conteúdo, ao invés de estimular as capacidades do usuário.

Seu primeiro passo deve ser alinhar com o seu cliente as metas reais de desempenho a serem atingidas e, a partir daí, conduzir uma abordagem apropriada para o curso. Ao indentificar o tipo de curso a ser construído, você poderá ter uma visão mais clara das ferramentas que utilizará.

Entendendo o tipo de curso

Cursos online podem compartilhar informação ou promover mudanças de desempenho. Dentro dessas possibilidades existem três tipos básicos de cursos:

1) Transmissão de informação sem expectativas de performance. Cursos baseados em informação comunicam informações novas mas não esperam criar novas atitudes no aluno. Um bom exemplo seria um curso que demonstra as novas funcionalidades de um software. Você aprende as novas funcionalidades mas não é esperado que você faça algo com elas.
2) Instruções passo-a-passo com resultados objetivos. Estes cursos são focados em procedimentos com um fim específico. Eles propõem tarefas práticas bem próximas do que o aluno executa no dia-a-dia. Um bom exemplo é um curso que ensine a lubrificar uma máquina de costura.
3) Compartilhamento de melhores práticas para resolver problemas. Este é o modelo mais difícil, pois o desafio é: ensinar princípios evitando exibir um passo-a-passo repetitivo. É preciso que o design instrucional realmente entenda todas as variáveis possíveis dentro do contexto real da situação e entregue um conteúdo que contemple estas possibilidades.

Construir bons cursos online siginifica dominar o tipo de curso que está construindo e conseguir obter o máximo com os recursos corretos. Aprenda a distinguir cursos baseados em informação daqueles baseados em performance. A partir daí, decida pelas ferramentas que melhor irão atender a este tipo de conteúdo.

Anúncios

One Comment on “Escolha corretamente a abordagem do seu curso online”

  1. mauriciosantosh disse:

    Muito bom!, mas, senti falta de um exemplo para o terceiro tipo de abordagem…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s