Escrevendo para blogs

Um blog bem escrito é uma ótima leitura. Você se diverte, aprende e troca idéias com outras pessoas. Mas para ser interessante , seu autor precisa ser uma boa companhia, escrevendo de uma maneira interessante.

Conseguir envolver o usuário é difícil, mas não é uma tarefa impossível. A seguir, você verá algumas dicas, baseadas em casos reais.

Blog: um novo gênero

Lembre-se, escrever para um diário digital é diferente de escrever um conto, um artigo de jornal ou uma revista. Existem semelhanças, é claro, mas o blog é um gênero independente.A principal diferença do blog é a proximidade com os leitores. Minutos após publicar seu post, seus leitores irão argumentar, criticar, elogiar, se tornarão seus amigos. Em seguida, vão escrever seus próprios posts e analisar o que você publicou.

Sua voz

Cada escritor possui um estilo próprio, algo que vem dentro de si. Se por acaso, ao publicar um post você tentar neutralizar isso e ser muito frio ou formal, irá tornar seu blog chato. Pode acreditar.

Coloque mais de você mesmo em sua escrita, fale diretamente ao seu leitor. Escreva como se estivesse batendo um papo com ele. Ok, ele não pode responder no momento, mas em breve irá fazê-lo. Por isso, converse como se ele estivesse pronto a dialogar com você.

O segredo está em escrever de maneira dialogável. Se você tem problemas em se expressar dessa maneira no texto escrito, leia-o em voz alta. Se parecer forçado, reescreva.

Não se preocupe em usar algumas gírias, mano (rsrs). Sem exageros, um pouco de português coloquial vai dar mais cor ao seu texto. Não tenha medo de utilizar frases que usaria em uma conversa informal. Lembre-se: seja você mesmo!

Estupidamente útil

A meta é simples – escrever posts úteis. Eu penso nos problemas que enfrentamos no dia-a-dia. Pode ser que algum deles seja o seu. Eu escrevo como resolvê-los, passo a passo.

Quanto mais prático for, melhor. É legal dar sugestões generalistas, mas se o leitor não puder colocá-las na prática, não faz sentido.

Conciso e “escaneável”

São dois termos distintos, mas relacionados. Leitores de blogs não tem todo o tempo do mundo. Não estão sentados para ler um livro. Eles lêem os posts durante o trabalho, entre reuniões e tarefas, ou logo pela manhã ou à noite, pouco antes de dormir. Portanto, seja breve!

Faça seu comentário, entregue a informação e pronto. Se você não tem prática em escrever de maneira resumida, revise seu conteúdo e não tenha dó de cortar os excessos.

“Escaneável” é a facilidade de se bater o olho no artigo e saber seus pontos principais. Utilize sentenças-chave, subtítulos e bullets para diferentes sessões do post.

Tenha o leitor em mente, sempre!

Claro que depende muito de você escrever artigos interessantes. Mas, repito novamente: trata-se de um diálogo, ou seja, envolve tanto você como o leitor. Descubra quem ele é, do que ele gosta. Fale com ele!

O leitor deve ser o centro do seu blog: os assuntos, a forma de escrever, o que você inclui, o que você exclui. Se não levar isso em conta, estará cometendo um grande erro.

Divirta-os

Nem todos os artigos precisam ser engraçados, mas os melhores serão.

Entretenha seus leitores, conte histórias. Ponha um pouco de humor, mesmo se muitos não entendam. Não tenha tanto medo de pegar no pé de alguém, desde que não seja grosseiro.

Tente, erre e aprenda

Não existe um único jeito de escrever artigos interessantes. Os melhores blogueiros encontraram seu estilo próprio. Você pode fazer o mesmo, mas isso não vai acontecer de uma hora para outra.

Leia os conteúdos dos grandes blogueiros e roube suas idéias, técnicas e pegue-as para você. Os escritores têm feito isso por séculos!

Tente, erre e aprenda. Boa sorte!

Um resumo tirado de http://writetodone.com/

Anúncios

One Comment on “Escrevendo para blogs”

  1. mauriciosantosh disse:

    Gostei das dicas, principalmente da última, por isso, vou aproveitar cada um dos seus posts! Vlw!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s