7 passos para melhorar seu curso online

Até quando nossos cursos online serão chatos e cansativos? O que podemos fazer para melhorá-los? Segue abaixo algumas dicas de Cathy Moore. Espero que gostem!




Objetivos claros

Encontre a justificativa para que este curso seja feito (ela existe, certo?). A partir daí, identifique quais atitudes deverão ser trabalhadas para atingir esse objetivo. Assim, cria-se conteúdos focados em performance e altamente aplicáveis no mundo real.

Ferramentas certas

Será que este curso realmente precisa ser transmitido via e-learning? Revise os objetivos…

Volume de informação

Precisamos organizar o conhecimento de uma maneira que seja apreendida de maneira eficiente pelo usuário. Pense em criar uma experiência de aprendizado e não apenas transferir um pacote de informação.


O usuário no controle

Não tente obrigar o usuário a ler cada linha do seu curso. Confie nele! Permita-o rastrear o que ele precisa aprender e selecionar o que é importante. Travar a navegação do curso não o fará uma pessoa capacitada.

Tempo

Ok, ninguém mais tem tempo pra nada. Todos os projetos são urgentes. Mas sem tempo, não podemos parar para pensar em como criar um curso mais eficiente ou nos manter atualizados.

Padronização

Geralmente, padronização de material escrito não são bem sucedidas. Elas poderiam ser úteis se, ao invés de determinar aspectos gramaticais, focassem em boas práticas instrucionais, tais como proibir locução de textos escritos na tela. Num mundo ideal, cada curso poderia ter estas práticas revisadas e as padronizações atualizadas.

Criatividade

Descubra novas abordagens para seu curso. Pense em simulações, diálogos, pontos de decisão, aprendizado com descobertas e por aí afora. Vale lembrar: não tenha medo do humor!

Extraído de blog.cathy-moore.com

Anúncios

One Comment on “7 passos para melhorar seu curso online”

  1. mauriciosantosh disse:

    Muito interessante!, mas, me parece que cada um dos sete passos necessita de mais sete para que a teoria se aproxime mais da prática… Já pensou em desenvolver um curso sobre DI? Eu me candidato a ser o primeiro aluno!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s